Achocolatado caseiro     Coquetéis de frutas     Suco e licor de tamarindo     Refrigerante caseiro de laranja     Maçãs e peras em compota     Salada de frutas     Filhós com calda de especiarias     Filhós da vó Anayde     Bolo quindão     Pudim de coco do Auli Jr     Pudim de laranja     Frozen iogurte e sorvete de manga     Suco e sorvete de pêssegos     Arroz de bacalhau     Baião de dois     Frango à passarinho com gengibre     Fricassé de frango     Carne assada no licor de amoras     Batatas ao forno     Salada Caprese     Salada crua com maionese de tangerina     Salpicão de frango     Caldeirada de cação com frutos do mar     Camarão com caju     Camarão no coco verde     Camarão com chuchu     Peixe com quiabo     Torta salgada de ano novo     Fogazza frita     Pizza da Beatriz     Sanduiche de forno     Soborô do jantaro     Tortilhas e nachos     Meus segredos
Clique em cada imagem para acessar a receita correspondente e na última imagem acesse o Mapa do blog.

18/10/2010

Segredos para um bom suflê


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     

Segredos para um bom suflê 1

              Como tudo na culinária, o que diferencia um suflê de um SUFLÊ são os pequenos detalhes. É preciso ter calma, paciência e bom humor. Mas, isso é necessário sempre, não importa o prato que vamos preparar.
              Para ver outras receitas de suflês doces e técnicas acesse o Índice 1.


              Vamos à algumas dicas:

Segredos para um bom suflê 2

              - Aqueça as clara, em banho-maria, até que elas atinjam a temperatura de mamadeira de bebê, ou seja , suportável ao toque. Se for fazer suflê doce, já acrescente o açúcar e mexa até o açúcar dissolver, ficando transparente. Se for salgado acrescente o sal apenas na batedeira. Isso manterá as claras firmes por mais tempo e o suflê também.

Segredos para um bom suflê 3

              - Ao misturar as claras ao creme, acrescente primeiro apenas 1/4 das claras, misture delicadamente para "diminuir" o peso da massa e só então agregue as claras restantes, mexendo delicadamente de baixo para cima, de preferência com um fouet.

Segredos para um bom suflê 4

              - Unte a forma com manteiga e salpique açúcar, no caso de suflê doce, ou farinha de rosca, no caso de suflê salgado.

              - É mais fácil fazer suflês individuais porque eles assam melhor do que os suflês grandes e se mantém por mais tempo.

Segredos para um bom suflê 5

               Depois que colocar o suflê nas formas, passe uma faca a 1,5 ou 2 cm da borda, fazendo um círculo completo, para que o suflê cresça para cima e não transborde pelas laterais das formas.

Segredos para um bom suflê 6

              - Você pode assar os suflês em banho-maria ou não. Se fizer sem o banho-maria, o suflê ficará mais crocante, em banho-maria ficam mais macios. A escolha depende do teu paladar.
              Mas sempre coloque a forma de suflê dentro de outra assadeira, mesmo sem água e principalmente se estiver fazendo suflê doce. O açúcar pode queimar rápido e uma assadeira vai proteger o suflê e permitir que ele asse por igual.

              - Suflês em forma com capacidade para 3 xícaras, ficarão assados, em media, em 20'. Com capacidade para 8 xícaras ficarão prontos em media em 45'. Suflês de chocolate levam 10' a mais que os outros suflês. É claro que aqui também vai depender do teu paladar, se gosta dele mais cremoso ou mais sequinho. Ai há uma variação de 10'a 15'.

              - Se estiver fazendo suflê doce, divida a quantidade de açúcar em duas, coloque metade com as claras, bata e reserve. Leve as gemas, também com a outra metade de açúcar, ao banho-maria e bata até ficar um creme fofo e claro. Isso contribuirá para manter o suflê por mais tempo.

              - Aqueça o forno 10'antes de colocar o suflê. Forno baixíssimo.

              Deliciem-se!

              Atualização em 14 de dezembro de 2019.

              Assistindo ao episódio 9 do Masterchef, a Revanche, o chef Érick Jacquin deu duas dicas preciosas que eu não poderia deixar de colocar aqui.
             Afinal, estou também sempre aprendendo e amo aprender novos "pulos do gato".
            A primeira dica é untar os ramequins usando um pincel e manteiga, fazendo movimentos de baixo para cima, ou seja, do fundo do ramequim até o topo.
            A segunda dica é, depois de untar com manteiga e polvilhar o açúcar, leve os ramequins ao congelador antes de colocar a massa.
            Obrigada chef Jacquin pelas dicas.
    Para ver outras receitas de suflês doces e técnicas acesse o Índice 1.


Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Comentários ofensivos não serão publicados. Discordar é saudável, ofender não.
Propagandas e links externos também não serão publicados.
Seja sempre muito bem-vindo(a).

2 comentários:

  1. D+!!! adorei as dicas dos suflês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maliza.
      Que bom que você gostou. Ah! Aproveito para te dar mais uma dica do chef Érick Jacquin, no último episódio do programa: untar com a manteiga fazendo movimentos de baixo para cima (do fundo do ramequim para o topo) e colocar os ramequins untados, polvilhados com açúcar na geladeira antes de colocar a massa.
      Se você gosta de fazer bolos, pães, biscoitos, risotos e tortas crocantes também vai gostar de descobrir os segredos das receitas.
      Acesse cada uma destas postagens pelo Índice 1, na subseção "Técnicas".
      Ou no menu no alto, à esquerda, do blog, na aba "Meus segredos".
      Muito obrigada pelo teu carinho em comentar e seja sempre bem-vinda.

      Excluir