Segredos para um pão de qualidade     Segredos para um bolo perfeito     Segredos para preparar licores     Segredos para preparar tortas crocantes     Segredos para preparar biscoitos     Segredos para um bom suflê     Segredos para um bom risoto     Segredos para fritar sonhos     Brigadeiros variados     Como caramelizar docinhos     Massas básicas para tortas doces     Massas básicas para tortas salgadas     Massas básicas para empadas doces     Massas básicas de empada     Tortilhas e nachos     Pectina caseira     Açúcar, extrato e pasta de baunilha     Buttermilk e manteiga caseira     Carne seca artesanal     Defumando carnes em casa     Defumando peixes em casa     Esterilizando vidros de conserva     Farinha de banana verde e biomassa     Fermento natural, massa biga e massa poolish     Germinando grãos     Leite de soja, de coco e de oleaginosas     Restaurando assadeiras de alumínio     Glucose caseira     Fondant caseiro     Açúcar impalpável e açúcar de confeiteiro     Fios de ovos     Cones de papel para amendoim e outros     Meus segredos

Clique em cada imagem para acessar a receita correspondente e na última imagem acesse o Mapa do blog.

12/06/2015

Copo americano e seu valor


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     



Copo americano 1

                Tenho falado muito, ao longo dos anos, que cozinhar é um ato de amor e que as lembranças da infância ficam mais fortes quando os filhos veem seus pais cozinhando com prazer e compartilhando este prazer.
                Geralmente os filhos acabam cozinhando também quando adultos, se não rotineiramente ou profissionalmente, pelo menos em ocasiões especiais, porque certamente a alegria e o amor continuaram e continuarão a crescer.
                E você deve estar se perguntando:
                "E daí? Onde entra o copo americano nesta história?"
                Bom, eles fazem parte da minha infância.
                Ô tempo bom, sô...
                Para ver outras dicas, curiosidades e técnicas acesse o Índice 1.


                Eu já disse, na postagem Segredos para um bolo perfeito, que não é tão importante o tipo de copo que se usa na receita. O mais importante é que se meça todos os ingredientes pelo mesmo tipo de copo ou recipiente escolhido, para que os ingredientes mantenham a proporção.
                Por exemplo: quem tem caderno de receitas da avó já deve ter lido receitas do tipo "1 pires de tal ingrediente, 2 pires de tal ingrediente" ou "1 prato fundo de tal ingrediente, 2 pratos fundos de tal ingrediente".
               No lugar de copo ou xícara, o medidor era um pires ou prato fundo.
               Então se o copo que você tem à mão é o copo de requeijão, meça todos os ingredientes por ele e calcule os demais ingredientes pela sensibilidade culinária e pelas indicações no modo de fazer, para saber o sabor e a textura desejadas.

                Agora vamos à história do copo americano.
                Muitas vezes tomamos café em padarias ou botecos, seja porque estávamos em trânsito (viajar de carro sempre foi outro grande prazer em família), seja por causa da proximidade com nosso local de trabalho.
                E o cafezinho preto, carioca ou a média sempre ficavam muito mais gostosos nos copos americanos, por serem mais finos do que as xícaras de porcelana comuns nestes estabelecimentos. Sempre preferi copos e xícaras mais finos.
                O modelo  do corpo do copo, em gomos, também ajudava a segurá-lo, por não ser liso e escorregadio.

               O copo americano é um produto da empresa Nadir Figueiredo, criado nos anos 1940, inspirados nos copos americanos (dai o nome), mas com um modelo totalmente voltado para o mercado brasileiro, em especial, para bares, botecos e padarias.

Copo medida

                Em Minas, eles são conhecidos também como copo lagoinha justamente por serem muito usados na zona boêmia da Lagoinha.
                Foram criados, a princípio, em 3 tamanhos: 1 para água, com capacidade para 190 ml, e os outros dois para aperitivos, com capacidade para 153 e 45 ml, respectivamente.
                Hoje a linha de copos americanos da empresa já conta com mais 3 tamanhos: 450 ml, 320 ml e 300 ml, totalizando 6 tamanhos diferentes.
                Curiosidade: "Seu desenho único é reconhecido como um dos grandes designs do Brasil. O Copo Americano foi exposto em 2009 no MOMA de Nova York como um símbolo do design Brasileiro todo mérito deve ser atribuído ao próprio empresário Nadir Figueiredo." Ler mais aqui.

                Os copos chamados de copos americanos que uso para medida (e a maioria das pessoas) é o que normalmente embala geleias de mocotó e extrato de tomate, que também tem 190 ml de capacidade (medi usando um copo graduado).
                O copo tipo requeijão, naturalmente vem com requeijão cremoso e sua capacidade é de 250 ml para líquidos e 200 g para farinhas em geral.
                A xícara de chá mais usada para medida também tem a capacidade para 250 ml de líquido.
                Outras xícaras de uso mais comum como referência na culinária são de café, de 50 ml, e a de média, com 190 ml.
                Também existem copos graduados e conjunto de medidores com capacidades variadas em qualquer boa loja de utensílios domésticos.
                E se você tiver a sorte de ter uma balança para uso doméstico (elas estão com preços bem acessíveis hoje em dia) coloque a tigela onde pesará os ingredientes e zere o ponteiro antes de colocar o ingrediente. Assim o peso do vasilhame já estará descontado.

                E só para reforçar: não importa o tipo de copo contanto que todos os ingredientes sejam medidos no mesmo copo, para manter a proporção certa na receita. Atenção à massa ou receita que estiver preparando é fundamental, já que a qualidade dos ingredientes e a temperatura/umidade do dia interferem no resultado.
                 Por isso, mais do que nunca eu afirmo que cozinhar é um ato de amor!


Para ver outras dicas, curiosidades e técnicas acesse o Índice 1.
Para ver outras receitas de bolos, caldas, recheios e coberturas acesse o Índice 2.





Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Comentários ofensivos não serão publicados. Discordar é saudável, ofender não.
Propagandas e links externos também não serão publicados.
Seja sempre muito bem-vindo(a).

2 comentários:

  1. Olá, Gisele.
    Muito obrigado pelas orientações e dicas. Vou adquirir um conjunto de copos americanos para as medidas indicadas em suas receitas. E como estou mais familiarizado com o uso da balança, vou também preparar uma pequena tabela com a conversão copo x peso indicado pela balança.
    Um grande abraço e cada vez mais sucesso com seu blog.
    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio.
      É bom ver o quanto você está interessado. Acredite-me, estamos sempre aprendendo e é muito bom ouvir vocês para rever hábitos antigos que podem ser mudados.

      Uma dica: tenho muito carinho pelos copos americanos, fizeram parte da minha infância. Mas nas minhas receitas costumo usar os copos de requeijão mesmo e gosto de fotografar os copos que uso. Em algumas receitas você verá os copos graduados, mas na maioria das receitas já com passo a passo fotográfico eu uso o copo de requeijão porque é mais fácil de ser encontrado em qualquer casa. É mais democrático, ;-).
      Por isso eu medi a capacidade e passei a padronizar desta forma.

      A tempos procuro um conversor que vi em um blog certa vez. É um aplicativo que os leitores podem inserir as quantidades apresentadas e converter para outras unidades de medida. Cheguei até a escrever para sites que convertem on line (libras em gramas; onças em gramas; etc...) porque quero facilitar a vida dos leitores, mas quem me respondeu não tem este aplicativo.

      Aliás vou até atualizar esta postagem porque só coloquei a capacidade em ml do copo de requeijão. Ingredientes secos a medida é de 200 g, em geral.

      Obrigada pelo incentivo e carinho de suas palavras.
      Abraços e seja sempre muito bem-vindo.

      Excluir