Segredos para um pão de qualidade     Segredos para um bolo perfeito     Segredos para preparar licores     Segredos para preparar tortas crocantes     Segredos para preparar biscoitos     Segredos para um bom suflê     Segredos para um bom risoto     Segredos para fritar sonhos     Brigadeiros variados     Como caramelizar docinhos     Massas básicas para tortas doces     Massas básicas para tortas salgadas     Massas básicas para empadas doces     Massas básicas de empada     Tortilhas e nachos     Pectina caseira     Açúcar, extrato e pasta de baunilha     Buttermilk e manteiga caseira     Carne seca artesanal     Defumando carnes em casa     Defumando peixes em casa     Esterilizando vidros de conserva     Farinha de banana verde e biomassa     Fermento natural, massa biga e massa poolish     Germinando grãos     Leite de soja, de coco e de oleaginosas     Restaurando assadeiras de alumínio     Glucose caseira     Fondant caseiro     Açúcar impalpável e açúcar de confeiteiro     Fios de ovos     Cones de papel para amendoim e outros     Meus segredos

Clique em cada imagem para acessar a receita correspondente e na última imagem acesse o Mapa do blog.

03/10/2010

Bolo de suco de uva do Auli Senior


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     


Bolo de suco de uva

               Meu pai trabalhou, por um certo período, na década de 60, como câmera man da extinta Tv Tupi. E nesta função, participou da gravação de alguns programas culinários.
               Acho que foi isso que o inspirou a fazer incursões pela cozinha.
               Ele e a minha mãe tinham o talento de transformar eventos simples em verdadeiras festas.
               Os apagões cariocas da década de 60 sempre serviam para meu pai fazer espetáculos de sombras na parede, criando muitas figuras divertidas, e a minha mãe pingava gotas de parafina derretida nas mãos, fazendo pequenas bolinhas, que depois ela dividia entre os filhos e nós formávamos nossas figuras na mesa.
              É claro que ela só conseguia fazer poucas bolinhas e, como a mão logo ficava sensível por causa do calor da parafina, ela continuava a fazer as bolinhas em um copo com água.
              Olhando para o passado eu vejo que eles faziam tudo para ver o sorriso no rosto dos filhos.
              Mas estamos aqui para falar de culinária.
              Esse bolo de suco de uva fez a delicia de todos os meus primos e, é claro, minha e de meus irmãos. Ouso dizer, que nenhum de nós esqueceu deste bolo.
              Acho que só meu pai esqueceu-se dele, mas é compreensível. Obrigada, paizão, por fazer a nossa alegria.
             Ah! Uma particularidade: não tem exatamente receita, já que meu pai colocava tudo "a olho", no liquidificador, mas vou dar a minha receita.


             Para ver outras receitas de bolos, caldas, recheios e coberturas acesse o Índice 2.


Bolo de suco de uva

              Bolo de suco de uva:
              sr Auli, meu paizão.

              - 100 g de margarina;
              - 3 gemas e 3 claras;
              - 2 xícaras (das de chá) de açúcar;
              - 2 1/2 xícaras (das de chá) de farinha de trigo;
              - 1/2 xícara (das de chá) de maisena;
              - 1 colher (das de chá) de sal;
              - 1 xícara (das de chá) de suco de uva concentrado;
              - 1 colher de sopa de fermento em pó químico.

              Bata as claras em neve e reserve.

Bolo de suco de uva

              Bata a margarina com as gemas e o açúcar, até ficar um creme claro.
              Peneire juntos, a farinha, a maisena, o sal e o fermento.
              Coloque, na batedeira, alternadamente, a mistura de farinha e o suco de uva.
              Use um suco de boa qualidade, porque o aroma e o sabor são imperdíveis.
              Costumo desligar a batedeira e continuar batendo, com uma colher de pau, para incorporar mais ar, por 1'ou 2'.
              Só depois acrescento as claras em neve, delicadamente, para aerar ainda mais.
              Despeje em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo.
              Só ligo o forno quando começo a bater as claras em neve.
              Coloque o bolo para assar.
              Para saber se esta pronto, espete um palito ou uma faca, se sair limpo, sem vestígios de massa crua, está pronto.

              Meu pai fazia o bolo simples e já era uma festa. Mas, se você quiser incrementar faça a calda abaixo e despeje sobre o bolo, assim que retirar do fogo.



Calda de suco de uva 1


               Calda:

               - 500 ml de suco de uva concentrado;
               - 1/2 xícara (das de chá) de açúcar.

               Misture o suco com o açúcar.

Calda de suco de uva 2

                Leve ao fogo até reduzir a 1/3.
                Nos primeiros minutos vai se formar uma espuma na superfície.
                Quando toda espuma desaparecer e as bolhas aumentarem em quantidade a calda está pronta.

Calda de suco de uva 3

                 Sirva a calda à parte ou despeje sobre o bolo quente.

Para ver outras receitas de bolos, caldas, recheios e coberturas acesse o Índice 2.


Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Comentários ofensivos não serão publicados. Discordar é saudável, ofender não.
Propagandas e links externos também não serão publicados.
Seja sempre muito bem-vindo(a).

6 comentários:

  1. maravilha a receita do bolo de uva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão maravilhosa, quanto simples. E quando é feita pelo pai da gente, é simplesmente impagável.

      Valeuzão pela presença e pelo comentário. Abraços.

      Excluir
  2. Vou tentar fazer neste exato momento, dp dou minha singela opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia.
      Excelente escolha.
      Meus primos, meus irmãos e eu temos lembranças maravilhosas de nossa infância, com este bolo. É o mais lembrado em nossas conversas.
      Beijos.

      Excluir